novembro 21, 2009

Como ler PARTITURAS - PARTE 1

Você sabe ler uma partitura musical? Não? Não se preocupe, muita gente não sabe.
Então... estaremos postanto aqui noções gerais de leitura de partitura. Nada muito aprofundado, mas uma noção básica dos elementos que compõem uma partitura musical.

A música é escrita em uma estrutura que se chama pauta ou pentagrama, constituída por um conjunto de 5 linhas e 4 espaços, onde as notas são escritas.




Cada espaço e linha corresponderão somente a uma nota.
Estas são as linhas principais de uma pauta. Além destas, existem outras que são chamadas de linhas suplementares, que são utilizadas quando existirem notas localizadas fora das 5 linhas principais.



As notas escritas nas linhas suplementares superiores indicam os sons mais agudos.
As notas escritas nas linhas principais indicam os sons médios.
As notas escritas nas linhas suplementares inferiores indicam os sons mais graves.

Até a próxima!!!!
________________________________________________________________
Fonte:
Aprendendo Música - Como ler e entender partituras - Motivo Editorial LTDA

3 comentários:

  1. Muito bem, gostei, é um autêntico blog musical. Voces estão mais cada vez mais nos surpreendendo, como se é de esperar de um grupo tão capaz, tão cheio de talentos e dons da parte de Deus.

    Pr.Jônatas David

    ResponderExcluir
  2. Gente! Agora até noções básicas de teoria musical?! Gostei da idéia!Se a intenção era deixar o blog "a cara" do ministério, conseguiram! Beijos "procês"!

    ResponderExcluir
  3. Tenho que concordar com o pessoal...realmente arrebentaram!! Agora num tem desculpas, para quem disse que num tem noção alguma de teoria musical. É só visitar o autêntico blog do ministério de musica da I.B.C. Muito bom!!

    ResponderExcluir